13 de março de 2011

Festival de Bruschettas

Festival de bruschettas.

Sábado de folga, uma preguiça danada e sem a menor ideia do que fazer. Bom, ideia a gente tinha, o problema foi decidir sair do sofá depois de uma semana cansativa de trabalho. Pensamos em teatro, cinema, pizza, panqueca, mas nada era assim tão animador. Resolvi pegar um livro de comida italiana e bingo! Bruschettas. Um festival de antepastos italianos certamente alegraria nossa noite. Corremos para o supermercado mais próximo e selecionamos alguns ingredientes para criar diferentes tipos de bruschettas. Queijos, frutas, legumes, pão italiano. O cardápio ficou assim: tomate com manjericão, cream cheese com pimenta rosa, berinjela com parmesão, mussarela com bacon e gorgonzola com pera.

O primeiro passo: corte o pão italiano em fatias finas. Esfregue um dente de alho em cada pão e regue com um fio generoso de azeite. Leve ao forno médio por 10 minutos para tostar e dourar levemente. O pão deve ficar macio, não deixe torrar completamente.


Tomate com manjericão

Tradicional: prática e refrescante.

Lave um tomate maduro e retire as sementes. Corte em cubinhos e tempere com sal e pimenta. Separe algumas folhinhas de manjericão, lave e seque em um papel toalha. Disponha os tomates sobre a fatia de pão, regue com mais um fio de azeite, finalize com as folhas de manjericão e sirva.


Cream cheese com pimenta rosa

Cream cheese + pimenta.

Coloque uma farta camada de cream cheese sobre a fatia de pão italiano e finalize com grãos de pimenta rosa a gosto.


Gorgonzola com pera

Sabor marcante.

Amasse o queijo gorgonzola com um garfo e corte a pera em lâminas bem fininhas. Coloque uma camada de queijo sobre a fatia de pão e termine com as tiras de pera. Volte as bruschettas para o forno por cerca de 10 minutos até o queijo derreter e a pera ficar levemente cozida.


Mussarela com bacon

Crocante e salgadinha.

Corte o bacon em cubinhos e frite. Não precisa de óleo, o bacon vai dourar na própria gordura. Coloque uma fatia de queijo sobre o pão e acrescente os cubinhos crocantes de bacon. Leve a bruschetta de volta ao forno para derreter a mussarela e sirva ainda quente.


Berinjela com parmesão

Berinjela + parmesão + cubinhos de bacon.

Corte a berinjela em cubinhos e refogue na gordura do bacon com um dente de alho para aproveitar o sabor. Coloque a berinjela sobre a fatia de pão e salpique com parmesão fresco ralado. Leve a bruschetta de volta ao forno para derreter o queijo. Se quiser acrescente pedacinhos de bacon.

Chame os amigos, abra uma garrafa de vinho e sirva bruschettas variadas, com os ingredientes preferidos da turma.

Um comentário:

  1. não sabia que a tradicional era sem queijo! ótimas aparências, hein, quero sentir o gosto agora! a bruschetta de pêra parece ser bem boa!

    ResponderExcluir