9 de março de 2011

Transforme a casa em uma pizzaria

Calabresa com cheddar e portuguesa.

Todo mundo ama pizza e come toda semana. Basta passar a mão no telefone e ligar para a pizzaria do bairro que o problema está resolvido. Nós também adoramos escalar o pizzaiolo amigo para matar a nossa fome, mas gostamos de fazer nossa própria redonda. Lá em Santos, as pizzas montadas no aconchego do lar eram refeições constantes na adolescência, principalmente nos finais de semana. Na primeira vez que Marcos e eu montamos redondas juntos foi uma farra com direito a cardápio pendurado na parede da cozinha. Experimente fazer um menu improvisado e bem colorido dos sabores que serão servidos, chame os queridos e transforme sua casa em uma verdadeira pizzaria. A bagunça será deliciosa. Vale inventar, soltar a imaginação e criar os mais diferentes tipos de pizza.


Montagem da pizza portuguesa.

Para a farra caseira, você pode usar aqueles discos de pizza prontos e vendidos nos supermercados. Grandes ou pequenos, redondos ou quadrados. Tem até mini, tipo aperitivo. Você também pode fazer sua própria massa, assunto para conversas futuras. Nós estamos na maior correria e usamos os discos prontos. Basta escolher uma boa marca que não tem erro.


Montagem da pizza de calabresa.

Use vários tipos de queijo, presunto, peito de peru, pegue as latas de milho, ervilha e atum no armário, cozinhe frango, carne seca e ovos, corte tomates e cebolas. Se gostar de verdinhos, separe rúcula ou brócolis refogadinho no alho. Vale até desfiar aquela carne assada que sobrou do almoço, refogar e montar com queijo. Nós já comemos, na pizzaria, uma redonda sabor cachorro quente, com queijo, salsicha cortada em rodelas e coberta de batata palha, prato cheio para a criançada. Algumas sugestões são mussarela, dois queijos, quatros queijos, toscana, frango com queijo ou catupiry, carne seca com catupiry, calabresa com catupiry, atum. Na última fornada, saíram calabresa com cheddar e portuguesa, especialidade da casa, com queijo, presunto, ervilha e ovos cozidos, como deve ser. Aliás, como é complicado achar uma portuguesa boa por aí. Quando tem ervilha não tem ovo, difícil.


Jantar quentinho saindo do forno.

O preparo não exige prática nem habilidade. Chame os amigos para ajudar. Cada um fica responsável por uma fornada. Coloque os discos de pizza sobre uma forma, cubra com molho de tomate a gosto e disponha o recheio: queijos, linguiças, frangos, carnes, peixes, o que você preferir. Para finalizar, um generoso fio de azeite e orégano ou salsinha no caso do frango. Leve ao forno por alguns minutinhos e sua pizza caseira estará prontinha para servir. É mais barato e muito mais divertido.   

Um comentário: